Semana do Consumidor: Imetro-SC fiscaliza bombas de combustíveis em Operação conjunta

  • Foto: Imetro / Divulgação -

Operação especial verifica se consumidores estão recebendo a quantidade correta de combustível e se as bombas atendem aos requisitos de segurança e meio ambiente

Com o objetivo de assegurar a integridade dos consumidores e a concorrência justa no mercado de combustíveis, fiscais do Instituto do Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) estão em campo para a Operação alusiva à Semana do Consumidor. A ação, que se estenderá até o Dia do Consumidor, em 15 de março, visa verificar se os consumidores estão recebendo a quantidade adequada de combustível e se as bombas atendem aos requisitos de segurança e meio ambiente, incluindo a integridade da mangueira e dos bicos de abastecimento.

Durante a operação, serão visitados estabelecimentos em diversas regiões e cidades do estado. A ação conta com a parceria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), responsável por avaliar a qualidade dos combustíveis, e do Procon dos Municípios, que verifica questões como preços, formas de pagamento e informações nas placas e nas bombas.

O presidente do Imetro, Alexandre Soratto, destaca a importância dessas fiscalizações no combate às fraudes metrológicas que prejudicam a concorrência leal no mercado de combustíveis.

Nas regiões já fiscalizadas, foram verificados oito postos, resultando na reprovação de cinco bombas de combustíveis por irregularidades formais que não afetavam diretamente o consumidor. Uma bomba foi interditada por medida de segurança devido a um vazamento interno, e outra foi interditada por apresentar erro de vazão, prejudicando o consumidor em 120 ml.

O diretor de Metrologia do Imetro, Hercílio de Oliveira Bez, ressalta a importância dessas fiscalizações para garantir a segurança das bombas e a medição correta em relação ao combustível pago pelos consumidores. Nos casos de irregularidade que causam prejuízo ao consumidor, a bomba é interditada, e um auto de infração é lavrado, dando ao empresário um prazo de 10 dias para apresentar defesa.


Dicas para o consumidor ao abastecer

1) Observe o selo de verificação do Inmetro na bomba, ou uma marca de Reparado do mecânico credenciado.

2) Confira se o preço anunciado nas placas é o mesmo da bomba.

3) Antes de iniciar o abastecimento, verifique se a bomba parte do zero.

4) Desconfie de preços muito abaixo do mercado.

5) Exija a nota fiscal.

CASAN avança na construção de nova Estação de Tratamento de Água em Araquari Anterior

CASAN avança na construção de nova Estação de Tratamento de Água em Araquari

Audiência pública discutirá abertura de segundo acesso ao bairro Jardim Paraíso em Joinville Próximo

Audiência pública discutirá abertura de segundo acesso ao bairro Jardim Paraíso em Joinville

Deixe seu comentário